Carta Aberta aos Trabalhadores Bielorussos

Abaixo o regime de Lukashenko! Avancem a luta de classes para alcançar a democracia dos trabalhadores e derrubar o imperialismo! Pela greve geral!

Dos apoiadores Corrente Comunista Revolucionária Internacional (CCRI/RCIT) na Rússia, 15 de agosto de 2020, https://vk.com/rcit1917, www.thecommunists.net

Trabalhadores da Bielorrússia!

A Corrente Comunista Revolucionária Internacional (CCRI/RCIT) está saudando sua revolta e dedicação para organizar uma greve geral para expulsar o regime de Lukashenko. A repressão brutal aos protestos é uma demonstração inequívoca da natureza anti-povo do regime. Apoiamos total e incondicionalmente a luta dos trabalhadores que está ocorrendo e os esforços para organizar greves em todo o país!

No entanto, as potências imperialistas estão dominando nosso mundo. Vocês estão cientes de que Bat'ko ( apelido popular de Lukashenko) , por décadas, fez jogos diplomáticos para obter investimentos e satisfazer os imperialistas. Seu regime promoveu a anti-popular reforma das pensões e outras reformas para garantir estabilidade financeira para pagar empréstimos. Seu regime antidemocrático, ao se retratar como uma potência independente, vendeu trabalhadores bielorrussos para a UE, a China e a Rússia [1]. Enquanto Bat'ko desfrutou de uma vida privilegiada, os bielorrussos são forçados a migrar para a Rússia e a UE para obter dinheiro suficiente a fim de alcançar uma vida decente.

Trabalhadores bielorrussos! Lukashenko não é um homem forte, mas um confiável vendedor do povo bielorrusso!

Trabalhadores! Nem a UE, nem a Rússia, nem a China ajudarão na sua libertação! Em nosso mundo, não existe nada entre o imperialismo e os trabalhadores das nações oprimidas! As sanções só servirão para serem usadas como moeda de troca para conseguir um melhor acordo entre imperialistas! Tanto a UE quanto a Rússia foram estabeleceram condições bastante amigáveis com Lukashenko e com sua política por muito tempo até as eleições recentes, enquanto mencionavam uma ou duas palavras sobre "o último ditador na Europa."

A CCRI apoia incondicionalmente sua luta pela democracia e por uma greve geral para derrubar o regime! A CCRI apoia suas reivindicações para abolir a reforma da previdência e o sistema de contratos!

Mas nós fazemos um chamado a vocês para ir mais longe! Façam organização de sindicatos, das assembleias populares e milícias populares! Pelo controle dos trabalhadores em seu local de trabalho! Pela nacionalização e desapropriação das empresas sob controle dos trabalhadores! Para transformar os protestos em massa em uma luta pelo governo dos trabalhadores!

No entanto, para alcançar a verdadeira libertação, precisamos nos unir em um Partido Mundial Revolucionário. Em tal partido, marcharemos juntos para derrubar o imperialismo e o capitalismo!

Unidade! Luta! Vitória!

[1] https://www.cer.eu/insights/time-ripe-eu-rethink-its-relations-belarus